SnowAdventures - Ski e Snowboard
Home  |  Snow TV  |  Fórum  |  Blog  |  Estações  |  Artigos  |  Vídeos  |  Fotos  |  Links  |  Contato  

Tipos de Neve

Por: Yan Grossman, Snowbrasil.com

A neve é muito mais do que água congelada caindo do céu. A neve é na verdade uma forma de precipitação na forma de cristais de gelo. Esses cristais de gelo são formados por água, que congela em forma de prismas hexagonais devido a sua estrutura molecular. Ao se formar, esses cristais de gelo podem cair na forma de cristais de neve, flocos de neve, gotas super geladas que congelam-se ao tocar qualquer coisa, ou granizo.

Em uma estação de esqui, é possível encontrar diferentes tipos de superfície de neve dependendo da altitude, temperatura e do número de pessoas que já marcaram a neve. Para ser um bom esquiador é preciso saber lidar com todos os tipos.

POWDER
Powder é a neve recém-caída, fresca e intocada. A sobreposição de inúmeros cristais e flocos de neve forma uma camada de neve lisa e macia sobre as montanhas, proporcionando a sensação de flutuar ao esquiador. O powder normalmente se compacta em diversas camadas, formando uma travesseiro natural para as quedas.

A maioria dos snowboarders e esquiadores consideram o powder a melhor superfície, pois além da incrível sensação de flutuar que proporciona, é também a melhor condição para se tentar novas manobras, fazer curvas cavadas e controlar a velocidade.

Ainda assim, o powder pode ser um obstáculo para quem não está acostumado. Quando esquiando sobre neve fresca, é muito importante que você mantenha a velocidade. Se for muito devagar, irá afundar e ficar preso, tendo o trabalho de desfazer da neve sobre seu equipamento e tentar ganhar movimento novamente. Para evitar afundar na neve, você deve manter a base de equílibrio levemente para trás e apotando o bico do snowboard para cima. Se o powder estiver fundo, o ideal mesmo é mover os dois bindings um pouco para trás, dessa forma o esforço será bem menor.

Devido a sua superfície macia, as pessoas costumam se arriscar um pouco mais do que o normal. No entanto, é muito importante lembrar que o powder pode estar cobrindo pedras, gelo, árvores e até mesmo buracos, com uma fina camada apenas, formando uma armadilha natural. Mantenha os olhos abertos, principalmente se estiver andando fora de pista ou em uma região que ainda nao acumulou um boa base de neve durante a temporada.

CRUD
Embora o termo não seja muito usado, Crud é a próxima fase depois do powder. Conforme mais e mais pessoas passam sobre o powder, a neve empilha-se em certas áreas e compacta-se em outras. A camada de neve, antes lisa e fresca, fica toda marcada e repleta de áreas com neve similar ao powder e outras aéreas com neve mais dura e escorregadia.

Esquiar sobre a neve crud é um um pouco mais difícil que o powder, mas ainda muito divertido. O segredo é andar de forma mais agressiva, mantendo os joelhos mais flexionados para absorver o impacto do terreno irregular.

CRUST
Crust significa crosta em português, e como o próprio nome diz, esse tipo de neve apresenta uma crosta mais dura por cima da neve mais macia. A crosta é formada quando os raios do sol e o vento derretem a camada superior do powder mas congelando-se novamente devido ao frio. Se a crosta for bem sólida, você vai esquiar a maior parte do tempo sobre a camada dura. Se a crosta for um pouco mais mole você irá provavelmente furá-la e deslizar por uma camada mais macia.

Assim como na neve crud, você deve descer de forma mais agressiva, ficar atento para as melhores opções de caminho e procurando se manter abaixo da crosta. Uma dica para se manter na camada mais baixa e macia é esticando os joelhos ou até forçando um pequeno salto nas curvas.

SLUSH
Quando a temperatura fica mais quente do que o ponto de solidificação da água, a neve começa a derreter, ficando cheia de água e grandes pedaços de gelo. Basicamente, a neve slush é muito parecida com um sorvete derretido. Por estar molhada, a neve é muito mais pesada e as curvas ficam muito lentas e difíceis. Movimentos ainda mais agressivos são necessários para manter a velocidade.

ICY
Odiado por snowboarders com a mesma intensidade que amam o powder, esse tipo de neve é exatamente o oposto do segundo - duro, escorregadio, e na maior parte do tempo considerado um inferno. Na verdade, você nunca vai encontrar gelo nas montanhas. O que encontra-se é um neve que já derreteu-se e congelou-se diversas vezes formando uma superfície sólida, que é chamada de icy em inglês.

Quando a condição da neve é icy, torna-se muito difícil manter o controle, principalmente nas curvas. Um dos segredos para não cair e se machucar é fazer movimentos sutis. Se você tentar frear bruscamente ou colocar muita pressão nas bordas da prancha, vai provavelmente escorregar e sofrer uma dura queda. Mas dificilmente as condições serão 100% icy, portanto fique de olhos abertos e procure os caminhos por onde haja mais neve fofa.



Reserve Hotéis

Reserva de Hotéis Estados Unids, Eurospa, América do Sul

Recomende

Newsletter

Cadastre o seu email para receber as novidades do site:

 

 


Copyright 2006-2016 SnowAdventures - Expediente do site