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Preparação Física para a esqui e snowboard

Por: Marcos Schultz Gonçalves e Flavio Cassilatti

Para facilitar o entendimento de como as pessoas devem iniciar um treinamento para temporada de inverno, achamos melhor dividir em níveis de desenvolvimento físico:

1. Sedentários, ou pessoas que não realizam exercício com uma freqüência mínima de 3 vezes por semana.
2. Não atletas - pessoas que realizam exercícios físicos mais de 3 vezes por semana, com regularidade, e com mais de um ano em atividade.
3. Atletas.

Geralmente indivíduos sedentários, quando vão para uma temporada de esqui e snowboard, não ultrapassam uma semana em uma estação de esqui. A atividade física extenuante torna esse curto período de tempo , mais do que o suficiente para se sentir o desgaste físico. Isso independe se temos um iniciante ou mesmo um veterano no esporte.
Para quem se encontra sedentário, o melhor é começar o quanto antes alguma atividade.
O treinamento mais indicado para este grupo de pessoas, será buscar uma melhor condição física geral de forma equilibrada e progressiva. Buscar exercícios aeróbicos (pois a maioria das estações de esqui estão em altitudes acima dos mil metros), e alguma base no treinamento de força contra resistência (musculação) sem necessidade de buscar uma especificidade.
Membros superiores, inferiores, abdominais e Flexibilidade (alongamentos) serão indispensáveis no treinamento, seja para quem vai realizar esqui, e/ou snowboard.
O quanto antes iniciar o trabalho físico, melhor. Quem sabe, com um período de 4 meses de treino, e muita dedicação não se consegue passar a outra fase de treinamento.

Para aqueles que realizam atividades físicas com boa regularidade (não-atletas), sugerimos que estes busquem trabalhos específicos em academias. Locais em que encontrarão profissionais competentes para este tipo de trabalho.
Trabalhos específicos para fortalecer grupamentos musculares que agem sobre as articulações dos tornozelos (principalmente para snowboarders), joelhos e quadris serão imprescindíveis. Como o esporte é apaixonante, e a cada descida se consegue alguma evolução, a capacidade física deste grupo de pessoas, tornam a pratica do esporte incansável, e com isso, os riscos aumentam. Pessoas acostumadas ao esporte, e treinamentos mais fortes, estão acostumadas a trabalhar próximas de seus limites físicos, e assim não percebem a necessidade de uma parada para recuperação física. Isso pode levar a pequenos acidentes normais do esporte e conseqüentemente algumas lesões. E é neste caso, juntamente com o bom senso, que o treinamento físico pode ser o diferencial. Quanto mais fortes e preparadas às estruturas físicas envolvidas, menores serão as chances de lesões.
Treinamentos aeróbios e anaeróbios serão de grande ajuda. Independente do nível de esqui apresentado, geralmente quem tem mais técnica (esqui e ou snowboard) cansa menos. Aqueles que não tem uma boa técnica, cansarão mais, pois passarão o dia fazendo mais esforço a cada descida, além da incansável aventura de cair e levantar várias vezes ao dia.
Treinamentos musculares específicos, são de grande importância. Seja para indivíduos treinados ou não. Para os treinados, é muito importante pois estes se aventuram mais, além de passar horas do dia descendo intermináveis pistas.
Trabalhos isométricos para pernas(snowboarders em geral), coxas(principalmente esquiadores); e isotônicos para glúteos e abdômen; são os mais indicados. Para aqueles que ainda não desenvolveram uma boa técnica, é importante trabalhar a força muscular dinâmica. Além é claro da necessidade de se trabalhar bastante a flexibilidade.

É importante que se entenda, que seria leviano e irresponsável se colocar uma serie de exercícios físicos aqui, para que através deles se façam o treinamento. Cada individuo tem suas particularidades físicas, e existem profissionais de educação física, que como nós, já realizaram treinamentos para esquiadores e snowboarders, podendo assim realizar um trabalho adequado para que se chegue a uma boa condição física para pratica do esporte.

O terceiro grupo, os atletas, serão sempre levados a um tipo de treinamento mais específico ainda. Além do treinamento físico utilizado nas academias, estes ainda terão alguns trabalhos específicos. Dependendo do esporte praticado, se tem a necessidade de atividades diferenciadas. Camas elásticas, circuitos indoor, trabalhos acrobáticos em solo, entre outras adaptações serão interessantes.
Mas isso é uma outra matéria a ser explorada.

 
Marcos Schultz Gonçalves (cref-6134) e Flavio Cassilatti (000725) trabalham com preparação física para temporadas de inverno.

Telefones de contato:
(21) 8133-2940 / (21) 7832-5988










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