SnowAdventures - Ski e Snowboard Reserva de Hotéis Estados Unids, Eurospa, América do Sul
Home  |  Snow TV  |  Fórum  |  Blog  |  Estações  |  Artigos  |  Vídeos  |  Fotos  |  Links  |  Contato  

Abrindo a temporada em Valle Nevado

Por: Fábio Loss dos Santos

Valle Nevado

A temporada começou... e começou em grande estilo! Desde o início de junho vínhamos monitorando todos os dias os sites de previsão de neve nos Andes. Nosso objetivo era abrir a temporada logo após uma grande nevasca. E esta se confirmou!!! Assim que soubemos que estava realmente nevando - e muito -, fizemos as reservas de última hora e partimos para o Chile. Nosso destino: Valle Nevado.

Na chegada, ainda no aeroporto em Santiago, já recebemos a notícia de que naquele dia não poderíamos subir ao Valle, pois, devido ao volume de neve que havia caído - e ainda caía - a estrada estava fechada. Ruim...... mas bom! Ruim porque não poderíamos colocar as pranchas na neve, e matar nossa vontade! Mas bom, muito bom, pois isso era sinal de muita neve, e neve powder!!! Fomos para o hotel.

Valle Nevado

No dia seguinte, bem cedo, nossa van já nos buscava, com a notícia de que a estrada já estava transitável... era um sábado, o tempo começava a melhorar, e a estrada estava cheia. Demoramos para subir, pois a situação requeria cuidados, já que a quantidade de neve acumulada era grande. Digo, muito grande. Deve ter sido a 8ª viagem que fiz para o Valle Nevado, e garanto que nunca vi tamanha quantidade de neve, e desde lá embaixo na estrada. O visual era totalmente branco, e mesmo em pontos onde, em outros anos, sequer havia uma marca de neve.

Chegando no Valle, a adrelina já estava alta, pois sabíamos que havia muita neve powder e virgem. Após rápida acomodação no hotel, SNOWBOARD TIME !!!!!! As pistas do Valle estavam como nunca, com ótima camada de neve. Os foras-de-pista então... bom, esse foi o forte de nossa trip! Fizemos baixadas alucinantes no Valle Olimpico (aquele que fica à esquerda de quem sai do lift Andes Express)... e também no valle Tres Puntas (o que fica para trás da montanha de quem chega pelo mesmo Andes Express). E mesmo entre as pistas de encontrava ótima neve powder e virgem.

Valle Nevado

No domingo o tempo abriu de vez. O sol brilhava no céu, e reluzia no totalmente branco Valle Nevado. O dia foi ótimo...apesar do movimento ter aumentado em função da subida de muitos moradores de Santiago, que foram aproveitar o clássico domingo para snowboard e ski. Para 'fugir' desse crowd, fizemos boas caminhadas para o lado de La Parva, onde pegamos mais foras-de-pista irados... com ótima inclinação, e muita neve. Para se ter uma noção, nossa caminhada se fazia com neve até o joelho. Mas revezávamos a frente da caminhada, pois depois que o primeiro faz o trajeto, abrindo o caminho, os que vêm atrás somente pisam na pegada que já existe, assim tornando menos cansativa. Ou seja, é preciso trocar constantemente quem 'abre' o caminho, pois, se for o mesmo durante todo o percurso, este estará 'acabado' na hora da baixada.

Nesse dia, vale registrar, acabamos passando do ponto de saída do Valle Olimpico para pegar o lift de volta ao hotel. E caminhar naquela neve, depois de todo o dia de esporte, estava algo impossível. Tinha neve até a cintura naquele ponto. Solução: seguir o bowl do valle Olimpico e ver onde vai dar...

Valle Nevado

Conclusão: depois de fazer mais este fora irado, chegamos na estrada, já escurecendo... Saímos na curva 06, isso mesmo, na curva 06. Nossa "salvação" foram os rádios (walkie-talkies), pois assim pudemos chamar auxílio do pessoal do Valle, que, mesmo sem gostar da idéia, nos resgatou lá no meio da estrada. Experiência show... mas não aconselhada, pois trata-se de ponto sem resgate.

E veio a segunda-feira.

Bom, este dia foi diferente no Valle. Como os Chilenos subiram no domingo para passar o dia, e desceram... na segunda-feira o Valle parecia 'locado' para nossa turma. Nada de filas em lifts. Praticamente ninguém nas pistas mais altas. E ninguém nos foras-de-pista. O Valle, enfim, era nosso!!!!!!! hehehe...

Valle Nevado

E assim foi até quarta-feira, dia de nossa volta. Alguns amigos ficaram por lá mais uns dias, e depois nos trouxeram imagens de um Heli-Ski que fizeram após nossa saída. Inacreditável. Show!!!! Longas baixadas em neve powder e alta... Fiquei na vontade... volto em breve!!!

E as notícias de novas nevascas chegam quase que toda semana... A temporada começou ótima. E assim continua! É um ano como há muito não via... Tá valendo investir no esporte, e rumar para alguma estação da América do Sul.

Eu já estou me programando... DE NOVO.
 

Valle Nevado

Fábio Loss dos Santos é snowboarder.
 

LEIA TAMBÉM:


Veja também

  • Las Leñas

    Reserve Hotéis

    Reserva de Hotéis Estados Unids, Eurospa, América do Sul

    Recomende

    Newsletter

    Cadastre o seu email para receber as novidades do site:

     

     


  • Copyright 2006-2016 SnowAdventures - Expediente do site