SnowAdventures - Ski e Snowboard Reserva de Hotéis Estados Unids, Eurospa, América do Sul
Home  |  Snow TV  |  Fórum  |  Blog  |  Estações  |  Artigos  |  Vídeos  |  Fotos  |  Links  |  Contato  

Aprenda ski e snowboard em Portillo

Aprenda a esquiar em Portillo A sensação é de estar num transatlântico, encalhado estratégicamente na borda do Lago del Inca, no Chile, e cercado de montanhas nevadas. A bordo, no máximo 450 hóspedes atraídos pela qualidade da infra-estrutura para a prática do esqui e outras modalidades de esportes de inverno. Em julho, predominam as famílias; a partir de agosto, jovens solteiros e casais. Em média, 35% são brasileiros e, na segunda quinzena de julho essa cifra sobe para 85%.

Bem-vindo a Portillo, a mais antiga estação da América do Sul, situada a 149 quilômetros de Santiago, a capital chilena. Sua história começa em 1888, quando chegaram à região dois engenheiros noruegueses contratados para realizarem estudos sobre a construção de uma estrada-de-ferro no local. A dupla usava esquis dia e noite, para trabalho e diversão.

Após a inauguração da ferrovia, já em 1910, uma legião de esportistas começou a freqüentar o lugar exclusivamente para praticar esqui. Surgia, assim, a primeira pista do Chile. Para abrigar o número crescente de visitantes - até mesmo da Europa e dos EUA - foi construída uma pequena cabana na montanha. Mais tarde, um edifício com 125 quartos, o Hotel Portillo.

Hoje, ainda único na região - a 2.850 metros de altitude -, o hotel respira um clima familiar. Henry Purcell, gerente desde 1961 e proprietário desde 1980, faz questão de manter o ambiente rústico, confortável e acolhedor. Um restaurante principal reúne a maioria dos hóspedes no café, almoço, chá da tarde e jantar.

Há também cafeteria, o Restaurante Posada, o Tio Bob's, na montanha, bar com música ao vivo todas as noites, discoteca, creche, butique, berçário, clínica médica, salão de jogos, piscina aquecida ao ar livre, cinema, academia de ginástica e centro de beleza.

Os quartos não tem TV nem frigobar, já que o que vale é a convivência entre os hóspedes. Além do prédio central, há dois anexos, com diárias mais em conta, e oito chalés.

25 instrutores A escola de esqui do complexo é um capítulo à parte. Liderada pelo norte-americano Mike Rogan, conta com 35 instrutores vindos de diversas partes do mundo, o que garante que qualquer pessoa aprenda em uma semana.

Basta coragem e dedicação. Há aulas até para crianças de 3 a 6 anos. A infra-estrutura, com 12 teleféricos e 16 pistas, permite também a prática de snowboard. Isso sem contar o heliesqui, uma opção mais aventureira para os esportistas avançados. Pega-se um helicóptero rumo às montanhas virgens, onde não há pistas demarcadas, e esquia-se por onde poucos passaram.

Outro ponto alto de Portillo são os modernos esquis parabólicos, mais curtos, que facilitam na hora de fazer a curva. São adaptáveis ao peso, altura e destreza do esquiador. Para os principiantes, são ajustados de maneira que se soltam facilmente dos pés no caso de tombo.

Novidades do ano Nesta temporada, os amantes dos esportes de inverno terão a oportunidade de assistir aos treinos de alguns dos melhores esquiadores do mundo. Portillo vai receber em agosto quatro esquiadores medalha de ouro, dos Estados Unidos e da Áustria, que vão ao Chile para treinar nas pistas da estação para a Olimpíada de Inverno, em janeiro de 2001.

As equipes estrangeiras também devem participar do 1º Campeonato Sul-Americano de Desceno, que será realizado em Portillo de 28 de agosto a 1º de setembro. Segundo os organizadores, os treinos prometem ser um espetáculo aos turistas.

Piscina ao ar livre é emoldurada pelas montanhas

Aprenda a esquiar em Portillo O hotel oferece aulas de ioga, massagem, sauna, aparelhos de ginástica, piscina aquecida interna e ao ar livre, entre as montanhas cobertas de neve. Para a maioria dos esportistas, a piscina é o melhor lugar para relaxar.

Nadar é para os corajosos, pois a piscina fica ao ar livre. Calma! Ela é aquecida a 40 graus. Um mergulho faz muito bem para possíveis dores musculares. É maravilhoso entrar na piscina e sentir a neve caindo no rosto.

Para passar o tempo, um cinema com capacidade para 174 pessoas projeta filmes já lançados em vídeo. À tarde, tem sessão para crianças. A noite é reservada aos adultos. Salas de jogos também estão à disposição dos hóspedes. Tem fliperama, pingue-pongue, xadrez, cartas e taca-taca - o nosso pebolim.

Os fãs de cinema terão ainda um quesito a mais nesta temporada: o 1º Festival Anual de Cinema de Banff, nos dias 1º e 2 de setembro. O evento, que irá mostrar filmes de aventura, fez sucesso no Hemisfério Norte.

Estágio no Fasano

As principais atividades em Portillo são, entretanto, esquiar e comer. Depois de um dia na neve, chega a hora do chá das cinco, momento em que se dá adeus às dietas. A mesa é tentadora: pães, doces e biscoitos da padaria do hotel. Vale lembrar que as todas as refeições estão incluídas no pacote.

Este ano, aliás, a gastronomia local promete estar ainda mais irresistível: O chefe fez estágio de uma semana no Restaurante Fasano, em São Paulo. O novo menu inclui pratos como risoto de lula e osobuco com molho de vinho. De sobremesa, bananas flambadas.

Logo após o jantar, nada mais apropriado que conferir a música ao vivo no bar. Mais tarde, a danceteria pode ser uma boa alternativa para aqueles que ainda têm energia para dançar.

Noite

O pub Três Puntas, localizado no hotel homônimo, é o de maior agito no resort. A galera mais jovem se reúne para conversar, beber pisco - o destilado típico chileno -, curtir uma música ao vivo e aprender salsa e merengue. A festa começa às 22h30 e só acaba três horas depois, quando a galera migra para a discoteca, que fica no Hotel Valle Nevado. Um drinque no pub custa US$ 5, em média.

A discoteca funciona até as 5 horas. Lá, toca de tudo, desde salsa e axé até dance e música eletrônica. Para os solteiros, uma dica: a disco é um ótimo lugar para paquerar. Uma vez por semana, o resort dá uma festa onde todos os funcionários e hóspedes são convidados. É ótimo.

LEIA TAMBÉM:


Veja também

  • Portillo

    Reserve Hotéis

    Reserva de Hotéis Estados Unids, Eurospa, América do Sul

    Recomende

    Newsletter

    Cadastre o seu email para receber as novidades do site:

     

     


  • Copyright 2006-2016 SnowAdventures - Expediente do site